CERN – Suíça: aluno participa de curso de Física no maior centro de pesquisa científica do mundo

Aluno Gustavo Capilla Campoy

Clique aqui e assista ao depoimento do aluno Gustavo Capilla Campoy!

Imagine mergulhar no fascinante mundo da Ciência, participar de aulas avançadas de Física e realizar experimentos práticos em um dos maiores centros de pesquisa científica do mundo, o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) – instituição que abriga o maior e mais poderoso acelerador de partículas, o LHC (Large Hadron Collider), sediada em Genebra (Suíça).

Gustavo Capilla Campoy, aluno da 3ª série do Colégio Objetivo Integrado, foi selecionado em meio a mais de 650 estudantes do Ensino Médio de 80 países para vivenciar essa experiência. Em outubro, ele embarca para a Suíça para participar do curso avançado em Física promovido pela CERN. A programação inclui atuação em oportunidades colaborativas em projetos de pesquisa, visitas às instalações, palestras com especialistas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e suas carreiras, entre outras atividades.

“Terei contato com diversos engenheiros, pesquisadores e cientistas do mundo. Poderei estudar um pouquinho sobre o que eles fazem e conhecer invenções que têm mudado a maneira como nós conhecemos a Física e o universo”, afirma.

Não foi fácil conseguir uma vaga. Gustavo conta que em janeiro deste ano fez a aplicação para o curso, que consistiu em responder perguntas sobre o sistema de conhecimentos STEM, envio de boletins escolares e currículo com atividades extras, como olimpíadas científicas, aulas preparatórias, certificados comprovatórios e carta de recomendação de professores.

“É uma honra ser selecionado para participar de um curso em uma instituição tão renomada, são poucas as oportunidades como essa. É incrível e estou extremamente feliz. Será fundamental na minha vida acadêmica e profissional”, comemora Gustavo.

Apaixonado pela área, Gustavo comenta que para ele a Física representa uma maneira de entender o mundo e as infinitas possibilidades de modificá-lo e criar algo. “A Física de Partículas, em especial, é muito interessante, porque ela estuda o que tem de mais fundamental dentro da Ciência, de como o mundo funciona, o que já gerou diversas descobertas fundamentais em muitas áreas.”

Gustavo faz um agradecimento especial ao Colégio Objetivo: “Obrigado por toda a estrutura proporcionada, as aulas e os professores foram essenciais nesse caminho que me levarão à Suíça. Foi aqui que entrei em contato com o mundo da Física, por meio das olimpíadas, e conheci professores maravilhosos e fiz as minhas amizades.”

Matrículas abertas!
Venha conhecer o Objetivo.